O que é uma cerveja artesanal?

Criando uma legião de fãs e aficionados, a cerveja artesanal é a expressão de séculos de arte entregue em apenas um gole. Produzidas através da utilização de métodos tradicionais de fabricação, o resultado é um produto de alta qualidade e de personalidade marcante, que engloba todos os aspectos importantes de uma experiência gastronômica memorável.

Diferentes Estilos

Ales

Família mais antiga das cervejas e fabricada praticamente da mesma maneira durante séculos, apresentam a sua melhor forma quando consumidas a 11 graus. Além do sabor marcante de malte e lúpulo, Ales também tendem a apresentar aromas complexos e sabor frutado, floral, herbal e até amanteigado.

Exemplos: Pale Ale, Darker Ale, Porter & Stout, Belgian Ale e Wheat Beer.

Lagers

Irmã mais nova da família, somente começou a ser fabricada a partir do início do século 19. Lagers devem ser servidas a temperaturas inferiores às Ales, preferencialmente a 5 graus. Sendo mais leves e límpidas em sabor, dão ênfase ao malte e lúpulo.

Exemplos: Pale Lager, Amber Lager, Dark Lager e Bocks.

Cerveja ou Chopp?

Indo contra o que a crença popular nos leva a acreditar, não existe distinção no processo de fabricação da cerveja ou chopp. A diferenciação entre ambos os produtos acontece após a decisão se estes seguirão para comercialização no mercado em garrafas e latas ou barril.

Quando armazenada em garrafas de vidro ou latas de alumínio, a cerveja passa pelo processo de pasteurização, visando a esterilização do produto e elevando seu prazo de validade. Em contrapartida, este processo modifica algumas das propriedades originais da cerveja, podendo reduzir a intensidade no aroma, paladar e até cor. Por sua vez, a cerveja armazenada em barril (chopp) não passa pelo processo de pasteurização, o que reduz seu prazo de validade, porém proporciona um produto mais fidedigno ao originalmente produzido pelas cervejarias.

Cervejas Nacionais e Importadas

Agradando até os paladares mais exigentes, temos em nossa carta uma grande oferta de cervejas artesanais nacionais e importadas: Alemanha, Áustria, Brasil, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda e República Tcheca.